OS PAÍSES EMERGENTES

OS PAÍSES EMERGENTES


PAÍSES RECENTEMENTE INDUSTRIALIZADOS
 Resumo: Estaremos agora estudando os países que começaram a se industrializar há pouco tempo, e que até hoje são países em desenvolvimento. Alguns apresentam muitas dificuldades, e podem levar muitas décadas para se industrializarem completamente.
Os países que se industrializaram recentemente são formados por um grupo bem diversificado. Os países que entregam esse grupo são: Brasil, Argentina, México, Coréia do Sul, Cingapura, Hong Kong, África do Sul e Índia, esses são os maiores.
 É natural, portanto a diferencia cultural, o processo de industrialização, nível econômico, tecnológico e realidade social. Esse países, porém, poderiam ser divididos em dois grupos.
Um que implantou um modelo econômico voltado inicialmente para o mercado interno. E o segundo grupo para o mercado exterior, transformando-se em grandes exportadores. BRASIL, MÉXICO E ARGENTINA.
Brasil, México e Argentina iniciaram seus processos de industrialização após a primeira guerra mundial, esse processo se intensificou na década de 30, depois da crise de 29. Começaram a implantar industrias voltada para o mercado interno, produzindo bens de consumo não-duráveis, os quais eram antes exportados da Europa.
 Assim, no começo, a industrialização visava substituir as exportações. A aristocracia agrária era os donos das primeiras fábricas, pois eles tinham acumulado capitais com as exportações de produtos agropecuários e minerais, e passaram a investir na industria, no comercio e no sistema financeiro.
Na Argentina os estrangeiros ganharam muito dinheiro exportando carne e trigo, no Brasil surgiram os barões de café. Os latifundiários se tornaram a burguesia. O estado também foi outro agente importante para o inicio da industrialização, investindo de base e em infra-estrutura: ferrovias, rodovias, portos, etc.
Depois da Segunda Guerra Mundial, esse modelo ficou pouco frágil, devido a ausência de capitais, pela inexistência de ramos industriais importante e pela limitação tecnológica. Foi nesse período que os capitais estrangeiros começaram a invadir esses países.
 As diversas transnacionais viabilizaram a expansão de novos setores industriais, como; industrias automobilista, eletrônicas, químico-farmacêutico, etc. Nos setores tradicionais entraram industrias alimentícias e têxteis, que se juntaram as nacionais, ou em alguns casos incorporando-as.
 Anos de Crise e Dívidas.
O Brasil, Argentina, e México cresceram bastante e rapidamente nas décadas de 50 e 60. Porém, o crescimento desses países estava apoiado pela poupança estrangeira. Era uma conjuntura de abundancia de dinheiro no mercado financeiro mundial; portanto as taxas de juros eram baixas. Esses países se endividaram nas décadas de 70 e 80; são os maiores devedores em valores absolutos do mundo subdesenvolvido.
Esses três países, entre outro, caíram numa armadilha. Grande parte de suas dividas foram fixadas nesse patamar. O dinheiro foi emprestado podendo os juros oscilarem em função do mercado. E foi isso o que aconteceu, depois de uma elevação provocada pelo choque do petróleo, veio outra elevação das taxas de juros. Além de não sobrarem recursos para os países subdesenvolvidos, houve uma elevação artificial de suas dividas, que estavam presas as taxas de juros praticadas pelos Estados Unidos.
 A partir desse momento, aprofundou-se nesses países, a política de exportação. Foi feito um grande esforço para aumentar suas exportações, levando o preço de seus produtos para baixo. Paralelamente, os governos mantinham uma política de forte contenção de importações, por isso os parques produtivos nacionais ficaram desatualizados, devido a impossibilidade de comprar máquina e recursos necessários a sua modernização. Para se conseguir saldos na balança comercial que possibilitasse o pagamento dos juros da divida, fizeram: um aperto salarial, desvalorização cambial para tornar os produtos mais competitivos no exterior, altas tarifas de importação, reserva de mercado para determinado setores, etc.
A combinação de preços dos produtos em baixa, e taxas de juros em alta, resultou em muitos entrando numa profunda crise econômica. O que agravou tudo isso, foi que a maior parte da divida foi encontrada por regimes ditatoriais e corruptos, que investiram o dinheiro em projetos sociais duvidosas.
A década de 90 foi marcada por tentativa de estabilização econômica, e a implantação do receituário neoliberal. Com a implantação do real, o Brasil foi o ultimo dos países latino-americanos a lançar um de estabilização econômica bem sucedido. Com esse novo plano a inflação voltou para patamares vigentes da década de 70.
 Fernando Henrique Cardoso, eleito em 1994, idealizou o Plano Real quando ocupou o cargo de ministro da economia do governo Itamar Franco, e aprofundou as reformas, visando garantir a estabilidade econômica e a inserção brasileira no processo de globalização dos capitais. Fernando Henrique Cardoso conseguiu reduzir drasticamente a inflação; porém durante o seu primeiro mandato não se empenhou em aprontar reformas (tributarias, administrativa, previdenciária, etc.) que sustentariam a estabilidade econômica. Em janeiro de 1999, o Banco Central teve que desvalorizar o real para estancos para a fuga de capitais, o que provocou uma crise econômica.    
 África do Sul e Índia
 A África do Sul e a Índia foram colônias britânicas, e só começaram seus processos de industrialização após a Segunda Guerra Mundial, quando conseguiram a independência política.
A Índia se libertou do domínio britânico em 1947, depois de uma longa campanha sob a liderança de Mahatma Ghandi. Essa campanha foi baseada na "desolação civil" (quando um grupo ou nações passavam a desobedecer uma lei, que julgam ser injusta ou socialmente ultrapassada, com o objetivo de induzir o legislador a muda-la).
Depois da independência o Partido do Congresso assumiu o poder, tendo como primeiro-ministro um importante líder indiano, Jawarhald Nehru. Seu governo se estendeu até 1996, gerando conflitos com a minoria mulçumana do país.
Com o rompimento da dependência do Reino Unido, surgiu em 1961 a republica Sul-Africana. O partido Nacional tomou o poder, e ele era controlado minoria branca descendente de holandeses e alemães que migraram para o país desde o século XVII.
A parti da independência, foi implantado um regime de segregação social conhecido como apartheid.
De onde veio o capital para as Indústriais?
A Índia teve, sob o governo nacionalista, uma forte participação do Estado no inicio de seu processo de industrialização. Investiu-se principalmente em setores de base, na industria bélica e em obras de infra-estrutura. Hoje a Índia tem conseguido atrair investimentos estrangeiros, devido a uma política de abertura ao capital estrangeiro, e a privatização. A Índia, apesar de ter um parque industrial bem diversificado, é um país essencialmente rural e agrícola.
A África de Sul teve desde o inicio a participação de capitais estrangeiro em sua economia, predominantemente britânicos e norte-americanos. Nesses dois países, os capitais nacionais se originaram através de exportações de produtos agrícolas e fósseis, o que ajudou a acumular capitais que foram direcionados para a industrias.
 Assim, o que atraiu capitais estrangeiros para esses países foi uma grande disponibilidade de matéria-prima, mão-de-obra barata e um mercado interno razoável.
 Na África do Sul, apesar do fim do apartheid, os principais consumidores são os brancos (cerca de 14% da população), que possuem um padrão de vida do país desenvolvido. Mesmo com a entrada de Nelson Mandela no poder, o primeiro presidente negro do país, a desigualdade socioeconômica continua. E este é o grande desafio não só da África do Sul, mas de todos os países subdesenvolvidos.
OS TIGRES ASIÁTICOS
Como pequenos países, que possuem uma população relativamente pequena, cresceram e continuam se expandindo de uma maneira tão rápida. O que levou os produtos desses países a se espalharem pelo mundo?
Coréia do Sul, Taiwan, Hong Kong e Cingapura, até a segunda guerra mundial, eles em nada diferiam dos outros países asiáticos. Eram países agrícolas, com boa parte da população vivendo no campo e cultivando principalmente arroz. O futuro para esses países não parecia ser muito promissor, visto que a população era na sua maioria analfabeta, tinha um território reduzido e não possuía nenhuma reserva de recursos minerais ou combustíveis fósseis.
No entanto, atualmente esses países possuem as economias mais dinâmicas do mundo. São as economias que apresentaram os maiores índices de crescimento na década de 80, enquanto a América Latina vivia a "década perdida".
Suas economias são as que mais incorporam rapidamente novas tecnologias no processo de produção. E ao meio tempo em que aumentam os índices de produtividade, diminuem os índices de desigualdade sociais.
Os tigres asiáticos, assim chamados desde a década de 80, mostram uma forte agressividade na busca de novos mercado no exterior. Em 1965, esses países detinham uma fatia de apenas 1,5% do comércio mundial, mas, em 1986, essa fatia já alcançava 8,5%. Esses países que hoje formam os tigres asiáticos, desde o expansionismo imperialista do final do século XIX, já sofriam influencia japonesa.
Histórico: O surgimento dos Tigres
A península da Coréia foi ocupada pelo Japão, juntamente com Taiwan, desde a guerra Sino-japonesa (1894-1895) até o fim da segunda guerra mundial. Hong Kong era um território chinês que foi cedido ao Reino Unido, marcando o fim da guerra do Ópio. Cingapura era um entreposto comercial da Companhia Britânica da Índia Ocidental desde 1824.
Mas durante a segunda guerra mundial todos esses territórios já estariam sob ocupação japonesa.
Com o fim da guerra, veio a fase rápida da industrialização, devido a influência da Guerra Fria. Esses territórios passaram a fazer parte da aliança norte-americana frente aos soviéticos.
Após a segunda guerra mundial, a península da Coréia foi dividida na altura do paralelo 38°N, formando dois países. A parte norte, recebeu apoio sino-sovietico, com a capital em Pyonyang. A parte sul, com a capital em Seul, passou a receber apoio dos Estados Unidos.
Em 1950, essa rivalidade veio a tona, quando tropas da Coréia do Norte invadiram a parte sul da Coréia, dando inicio a guerra da Coréia.
 Os Estados Unidos interviram para ajudar a Coréia do sul e pôs em pratica a Doutrina Trumam, esses conflito durou até 1953, quando foi assinado o Armistício de Panmuyon. 
Taiwan, com a capital em Taipe, surgiu depois da Revolução Chinesa, com a fuga dos nacionalistas para essa ilha. Com a guerra Fria, Taiwan forma um conflito com Pequim, e sua historia é marcada com a duplicidade da política norte-americana com os dois países. Aliás, até a década de 70, Taiwan tinha um lugar na ONU. Durante o governo Pixon, a China foi reconhecida pelos Estados Unidos e, portanto pela a ONU. Assim, em 1971, a china foi admitida na ONU como membro permanente do conselho de segurança, e ao mesmo tempo Taiwan foi expulsa da organização por exigência chinesa. Isso ocorreu porque os Estados Unidos tinha interesse em se aproximar da china comunista, depois que esta rompeu a sua ligação com os soviéticos.
 Em 1979, os Estados Unidos rompeu relação com Taiwan. Hong Kong, foi devolvida a China em 1997, num acordo firmado em 1984, com a manutenção do capitalismo por 50 anos. A ilha de Cingapura se integrou a Federação da Maláysia, e se tornou independente em 1965, constituindo a republica de Cingapura.
O Processo de Industrialização
 A combinação de uma serie de fatores de natureza econômica, social, política e cultural explicam o que levou esses países emergirem em tão pouco tempo como importantes países industriais, apesar de tantos problemas.
 Os tigres Asiáticos constituíram, depois da segunda guerra mundial, regimes políticos fortes.
O estado teve um papel importante sob esses governos ditatoriais, no sentido de estimular a industrialização, concedendo subsídios às exportações, mantendo uma política de desvalorização cambial, tomando medidas protecionistas contra os concorrentes estrangeiros, impondo restrições ao funcionamento dos sindicatos, fornecendo grandes investimentos para a educação e controle das importações, além de fazer grandes investimentos em infra-estrutura.
Com o alto nível de poupança interna, junto com empréstimos controlados em bancos no exterior, mais a ajuda financeira dos Estados Unidos possibilitaram a arrancada industrial. Seus produtos tornam-se baratos devido: a mão-de-obra muito barata, mas qualificada e produtiva, devido ao bom nível educacional; os subsidies as exportações e o controle da política cambial. Isso garantiu, e garante, aos tigres asiáticos grandes competitividade no mercado mundial, que, por sua vez, eleva os saldos comerciais e são reinvestido para se conseguir maiores capacitação tecnológica.
Os tigres seguiram os passos de seu vizinho bem sucedido, o Japão. Além do mais, se beneficiaram de uma conjuntura mundial liberal, dispondo de amplos mercados para colocar seus produtos. Tornaram-se verdadeiras maquinas de exportação.
Mais recentemente, a elevação da renda por capital e a elevação salarial, que são resultados do aumento de produtividade da economia como um todo, ocasionaram uma expansão do mercado interno, e ajudou esses países a aprimorarem suas industrias.
Os Tigres têm investido em novos ramos industriais, mais avançados tecnologicamente, e transferindo seus setores tradicionais para outras regiões ou países que possuem um custo menor.
 Junto com os investimentos japoneses, empresários dos Tigres, tem construído filiais na Tailândia, Maláysia e Indonésia, que com população numerosas, cresceram rapidamente até meados dos anos 90. Por isso, esses países são conhecidos como os "novos tigres".
Mas apesar dos pontos em comum, há grandes diferenças entre esses países, principalmente quanto à estrutura industrial.
 A economia da Coréia do sul é controlada por grandes conglomerados e automóveis. Os chaetbols sul-coreanos ( a exemplo dos keiretsus japoneses) cada vez mais espalham seus produtos pelo mundo. Com a crise asiática, porém, muitos desses conglomerados tiveram problemas devido ao alto grau de endividamento.
Taiwan possui uma economia controlada por uma variedade de empresas de medio e pequeno portes, que atuam especializadamente em um ou dois setores na economia. Isso permite as empresas maior agilidade e flexibilidade para se adaptarem as inovações tecnológicas.
Em Cingapura se consolida um enorme entreposto de comercio e grandes navais, petroquímicas, eletrônicas, maquinas e equipamentos.
Desde 1997, esses países junto com os "novos tigres" passam por uma crise econômica, nas Cingapura e Taiwan, fora os que menos sofreram devido ao baixo grau de endividamento de suas empresa e o controle de suas contas públicas.
Hong Kong, após a sua reincorporarão a china na forma de região administrativa especial, sofreu os efeitos da crise. Em fins de 1997, houve uma queda repentina no valor das ações de sua bolsa de valores, agravando ainda mais a crise. Mesmo a crise não conseguir parar esses países, que cada vez mais enchem o mercado com produtos sofisticados. Agora a fama de produzir produtos de baixa qualidade ou bugigangas ficou para os "novos tigres" e, principalmente, para as zonas especiais da China.
Atualmente, os tigres continuam vendendo seus produtos a um preço bem razoável devido à desvalorização de suas moedas. Quando a crise financeira for superada, poderão retornar ao rápido crescimento econômico.

Um comentário: