GEOPOLÍTICA E POLÍTICA ECONÔMICA DO PERÍODO PÓS-SEGUNDA GUERRA

GEOPOLÍTICA E POLÍTICA ECONÔMICA DO PERÍODO PÓS-SEGUNDA GUERRA


• Guerra Fria
Período de grandes transformações econômicas geopolíticas. Consolidou-se a hegemonia norte-americana no bloco capitalista. Derrota das Forças do Eixo (Alemanha, Japão e Itália). Houve o enfraquecimento econômico, militar e político do Reino Unido e França. Também aconteceu a expansão do território e área de influência da URSS. Este período iniciou logo após o final da 2ª Guerra Mundial e foi até o final da década de 1980.
A reordenação econômica
Visava reconstruir a estabilidade econômica mundial após a segunda guerra mundial.
A economia norte-americana começa a perder sua hegemonia devido aos enormes gastos em guerra (guerra do Vietnã). Perde ainda a competitividade industrial, desiquilíbrio na balança comercial e elevados gastos com a corrida armamentista, provocando inflação e desvalorização do dólar.
Foram construídos 2 organismos até hoje atuantes no cenário político, econômico e financeiro mundial. São eles:
BIRD – Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Banco Mundial). Controlado pela potência hegemônica. Inicialmente caberia financiar a reconstrução dos países devastados pela guerra e posteriormente o financiamento à longo prazo de projetos visando ao desenvolvimento dos países membros.
FMI - Fundo Monetário Internacional. Caberá zelar pela estabilidade financeira mundial, inclusive garantindo empréstimos à curto prazo a esses países quando estivessem com dificuldade para fechar seu balanço de pagamentos. Zelaria pela estabilidade nas taxas de câmbio e pela paridade e conversibilidade das moedas dos países membros, sempre tendo o dólar como padrão de referência.
Estes bancos deveriam se encarregar da reconstrução do Bloco Capitalista, garantindo crescimento e evitando novas crises. Mas o que garantiu esses fatores foi o acirramento das tensões da Guerra Fria. Os países beneficiados foram: Reino Unido, França, Alemanha, Japão e Itália).
Em 1950 criaram o Plano Colombo, ainda mais ambicioso, com intuito de estimular o desenvolvimento de países do sul e sudeste asiático, com planos de ajuda bilaterais recebendo dinheiro diretamente do Tesouro dos EUA. O país que mais se beneficiou desta ajuda foi o Japão, possibilitando a vazão de produtos e capitais norte-americano e a contenção do expansionismo soviético na região.
A reordenação Geopolítica
• Plano Marshall e Doutrina Truman
Doutrina Truman – De cunho geopolítico. Objetivo: conter o socialismo. O Presidente norte americano Harry Truman em 11/03/1947, sugere concessões de créditos para sustentar governos pro-ocidentais (Grécia e Turquia), com o objetivo geopolítico de contenção do socialismo, criando alianças militares, como a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), com sede em Bruxelas (Bélgica), para isolar a URSS, construindo blocos militares com o objetivo de impedir expansão da zona de influência da URSS.
Plano Marshall – De cunho econômico. Secretário de Estado norte-americano George C. Marshall, idealizou plano de ajuda econômica para acelerar a recuperação dos países da Europa Ocidental, visando consolidar as economias capitalistas, para frear a influência comunista e recuperar mercados para produtos norte-americanos.
• ONU
Foi criada com o objetivo de preservar a paz e a segurança no mundo, além de promover a cooperação internacional para resolver questões econômicas, sociais, culturais e humanitárias. Sediada em Nova York, a ONU substituiu a Liga das Nações, criada após a Primeira Guerra Mundial. Atualmente conta com vários órgãos, dos quais os mais importantes são a Assembléia Geral e o Conselho de Segurança. Faz uma reunião por ano (pode haver, entretanto, sessões de emergência), mas não decide sobre questões de segurança e cooperação internacional, apenas faz recomendações.
• Conflito Leste X Oeste
A Guerra Fria dividiu o mundo em blocos geopolíticos e ideológicos rivais: o bloco ocidental compreendia os países capitalistas alinhados aos Estados Unidos, e o bloco Oriental, os socialista, alinhados a União Soviética. Conflito marcado pelo antagonismo geopolítico-militar e pela propaganda ideológica, já que cada um tentava disseminar seus valores e visões de mundo.
• Ordem Unipolar
Os países economicamente mais poderosos do mundo atualmente são os Estados Unidos, o Japão, a Alemanha e a China, com destaque para o primeiro que cresceu ininterruptamente durante a década de 1990, reforçando sua hegemonia. Por isso vivemos num mundo unipolar. Esta tese ganhou força após os ataques de 11 de setembro de 2001, episódio que elevou os Estados Unidos à Guerra no Afeganistão em 2002, com o objetivo de capturar Osama Bin Laden e destruir as bases da Organização AL Qaeda naquele país e em seguida, em 2003, à guerra contra o Iraque para depor Sadan Hussein. A máquina militar norte-americana da doutrina Bush. Esta última guerra, na realidade uma invasão nos moldes do antigo imperialismo, ocorreu sem a legitimação da ONU, reforçando o unilateralismo norte-americano, que desobedeceu o conselho de segurança da ONU, agindo por conta própria com desculpas de luta contra o terrorismo.
Esta atitude norte americana desgastou a ONU, fazendo com que a entidade perdesse a prerrogativa de decidir sobre as intervenções militares.
• Conflito Norte X Sul
É de natureza essencialmente econômica. O aspecto socioeconômico é uma das formas utilizadas atualmente para a regionalização do planeta, embora seja uma maneira bastante genérica e simplificadora. Por esse aspecto, divide-se o mundo em países desenvolvidos, designados como países do “Norte”, e subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, os do “Sul”. A oposição “Norte” rico ou desenvolvido e “Sul” pobre ou subdesenvolvido é bastante esquemática. Cada vez mais o “Sul” aparece dentro do próprio “Norte”, em conseqüência do aprofundamento das desigualdades sociais e do aumento da imigração.
Tentando superar a assimetria na relação Norte-Sul, governos de países em desenvolvimento têm se empenhado no aprofundamento da cooperação Sul-Sul, com objetivo de aumentar o poder de negociação entre os países do Norte.
Exemplo disso foi um acordo de cooperação feito em 2003 pelo presidente Lula entre  Alemanha, Brasil, Índia e Japão com a proposta de apoiar as propostas uns dos outros para ingressar em lugares permanentes no Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Outro exemplo de cooperação Sul-Sul realizado em Cancun-México em 2003, com iniciativa do presidente Lula, foi a criação do G-20, que busca defender seus interesses nas negociações comerciais com os países ricos em curso na OMC, tentando pressionar a redução dos bilionários subsídios concedidos aos agricultores dos EUA e da União Européia, que distorcem a competição num setor vital para a economia desses países.
• Migrações em massa “Norte e o Sul”
Fenômeno preocupante por causa de suas dimensões sociais, econômicas, culturais e geopolíticas. Milhões de pessoas a cada ano, estão saindo de seus países em conseqüência de desemprego, dos baixos salários, da fome e da miséria, aliados ao crescimento populacional nos países subdesenvolvidos, as perseguições políticas e violações dos direitos humanos, comuns em muitos países, e as várias guerras que ocorrem no mundo.
O problema é estrutural resultante da desigualdade entre “Norte e o Sul”, a solução seria complexa e exigiria a instauração de uma ordem verdadeiramente nova, na qual fossem criadas condições como oportunidades de trabalho, investimentos em educação, saúde e infra-estrutura – para melhoria da qualidade de vida dos países pobres.

2 comentários: