DESCONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL NO ESPAÇO BRASILEIRO

A desconcentração industrial no espaço brasileiro

• Os anos 90 apontam para uma guerra de investimentos estatais a nível regional e municipal em busca de capitais produtivos: a chamada “guerra fiscal”, onde se nota imensos esforços no intuito de atrair novas instalações industriais. As vantagens oferecidas vão desde isenção de impostos até mão-de-obra barata e infra-estrutura espacial.
• Essa realidade caracteriza as mudanças espaciais do setor industrial desde os anos 70, quando São Paulo começa perder parte de suas indústrias para outros municípios mais afastados, em busca de maiores possibilidades de lucros. 
• A atual desconcentração industrial é relativa, pois, os novos pólos industriais pertencem ao Centro Sul, contudo, fora da clássica economia de aglomeração que é o ABCD paulista. O interior de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do sul, Santa Catarina e Paraná são os estados mais atraentes para os novos investimentos. 
• O centro-sul continua concentrando a maioria das indústrias de bens duráveis (a exemplo das indústrias automobilísticas), pelo fato de possuir: o maior mercado consumidor (proximidade com o Mercosul), a  maior densidade de redes técnicas, além da maior concentração de mão-de-obra qualificada, o que faz com que está não perca a posição de região mais industrial do país.
• Os principais fatores que explicam a desconcentração industrial de São Paulo são: a forte organização e atuação dos sindicatos na defesa de salários e condições de trabalho, limitando a ação do capital; a elevada densidade demográfica e a intensa disputa pelos terrenos provocam um crescimento considerável dos preços da terra; a metropolização que trouxe uma ampliação dos impostos municipais e dos custos dos serviços públicos de transporte, comunicações e energia; congestionamentos de tráfego, poluição do ar, roubos e assaltos começaram a afugentar executivos e assalariados de  alto nível; a chamada “guerra fiscal”, etc;
• Paralelo a esse processo,  os setores industriais mais modernos procuraram formar os  tecnopólos ou  pólos tecnológicos, que consistem em concentrações espacial as proximidades das grandes metrópoles que congregam o centro de pesquisa de ponta, indústrias inovadoras (presença de capital de risco) e mão-de-obra qualificada (ex: São José dos Campos – ITA / EMBRAER;  Campinas - UNICAMP,PUCCAMP/ empresas de telecomunicações, etc).
• Uma tendência recente no que diz respeito às indústrias de bens não duráveis (vestuário, calçados, etc.) é a instalação deste segmento industrial na região nordeste em função da: mão-de-obra mais barata em relação ao centro-sul do Brasil, a infra-estrutura (que a região vem recebendo), os incentivos fiscais, etc.
Algumas conseqüências no espaço urbano paulista decorrente da desconcentração industrial:
• O deslocamento dos estabelecimentos comerciais potencializa a concentração na medida em que muitas sedes industriais permanece na metrópole, sinalizando o fenômeno da desconcentração (do setor produtivo) e centralização do capital;
• As modificações do processo produtivo traz como conseqüência a extinção de postos de trabalho, o aumento da taxa de desemprego, diminuição da participação do setor industrial de São Paulo no PIB brasileiro, o que leva o capital-dinheiro para os ativos financeiros, sem, necessariamente, distanciar-se da metrópole, ao contrario, nela se realizando.
• Maior importância do setor terciário (atividades financeiras, a prestação de serviços, o comércio, o centro de pesquisas, etc.) com uma mudança significativa na paisagem paulista. Saem as chaminés e aparecem edifícios coorporativos de escritórios, rede hoteleira e flats, etc.. São Paulo está se tornando uma cidade pós-industrial.
• São Paulo passa hoje por um processo de desmetropolização, ou seja, a metrópole cresce em ritmo lento em relação as cidades de porte médio do interior.
• Inversão do destino das correntes migratórias que antes de 80 se dirigiam para a metrópole e agora se voltam para o interior do estado. Assim como, a migração de retorno de nordestinos para sua terra natal.

3 comentários: